terça-feira, 17 de abril de 2012

Terminais para integrar a cidade e encurtar as distâncias


As pessoas que moram na cidade de Maceió, que precisam se locomover todo dia, seja de ônibus, de carro próprio, de moto  e até mesmo de bicicleta, sentem o resultando do não planejamento da cidade com relação a mobilidade. A decisão de tentar ajustar a cidade para beneficiar apenas os carros e não às pessoas mostrou-se um fracasso.
Parece que os gestores pensaram que Maceió seria para sempre um paraíso de calmaria, onde somente os ricos teriam carro, com poucos carros nas ruas, não haveriam engarrafamentos, e os trabalhadores e estudantes passariam os resto da vida indo trabalhar e estudar a pé ou de bicicleta.  
Mas, a cidade cresceu. O número de habitantes cresce ano após ano e, consequentemente, mais carros, mais usuários de ônibus, mais trabalhadores e estudantes precisam se locomover pela cidade para estudar ou trabalhar.
O transporte público na capital é caro, com muitos atrasos, ônibus sempre lotados e velhos, não há fiscalização de fato e a espera é quase interminável para conseguir subir em algum. Existem apenas três terminais, um no Benedito Bentes, outro na Colina e mais um na Rotary, mas estes são mal geridos, sem boa estrutura e não são integrados entre si, a falta de licitação pública e a má distribuição das linhas, torna o transporte coletivo de Maceió desorganizado.
Transporte público ruim faz parecer que a solução é ter um carro particular, logo, mais engarrafamento, poluição, acidentes e vários outros problemas.Uma cidade boa para viver deve planejar bem a mobilidade das pessoas e o transporte de massa se constitui numa eficiente, barata, segura e limpa solução para integrar o cidadão a toda cidade.
Terminais de integração bem planejados, com boa estrutura e fiscalização permanente, constituem-se numa importante ferramenta para melhorar de verdade o sistema público de transporte da cidade. Além de dispor de uma confiável estrutura para os trabalhadores rodoviários e usuários, esse mecanismo deve disciplinar horários e ser mais econômico, os terminais possibilitam desafogar as principais vias da cidade, distribuindo e racionalizando as linhas e trajetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário