Viver em uma cidade com tantos problemas de mobilidade urbana como Maceió, saber que o município pouco aproveita as oportunidades criadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento e ter que suportar os constantes congestionamentos do dia-a-dia não é uma tarefa fácil.
É preciso pensar a cidade de forma mais justa e igualitária, o uso da bicicleta para as atividades diárias como ir trabalhar ou ir para a escola, constitui uma alternativa de se locomover que faz bem a saúde, diminui o congestionamento, espanta o sedentarismo, é econômica e não polui o meio ambiente.
Para tornar esta alternativa realmente viável, é preciso fazer algumas importantes modificações na cidade, nas empresas e nas escolas. A construção de ciclovias é fundamental para garantir a segurança dos usuários e melhorar o trânsito, integrar a malha urbana de transporte público as ciclovias, com a construção de bicicletários públicos e privados, principalmente nos terminais de ônibus, nas empresas e nas escolas, são algumas das medidas que devem ser colocadas em prática.
Transformar o ambiente da cidade de Maceió em um espaço que permita e incentive o ciclismo, associada a um eficiente planejamento da mobilidade urbana, viabilizando a redução da emissão de gazes poluentes, dos congestionamentos, que seja econômico e barato, deve fazer parte de um modelo de cidade que priorize o transporte público e a qualidade de vida da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário