sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mulher, trabalhadora e, em muitos casos, Mãe


Assim como ocorre no mês de março, maio também é o mês onde se costumar dar flores e presentes as mulheres. Nesse momento as “homenageadas” são as mães. Mas, é necessário observar o tratamento dado a mulher em sua tripla jornada ao longo do ano inteiro.
O presente aguardado por essas trabalhadoras deve ser o cumprimento de direitos com a ampliação da licença maternidade de quatro para seis messes, possibilitando que ela possa amamentar seus filhos e filhas plenamente; deve ser a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais de modo que ela possa dar mais atenção à sua família, ou seu lazer e descanso; deve ser a ampliação de escolas de tempo integral e creches, para ela possa ter acesso ao trabalho decente e a autonomia econômica com a tranquilidade de saber que suas crianças estão sendo bem cuidadas.
Esse conjunto de necessidades não tem espaço para serem divulgadas na avalanche de publicidades que se voltam para esse tema no mês de maio, pois o objetivo do mercado é tão somente influenciar o consumo nessa data.
Para as mulheres trabalhadoras, de todas as idades, mães ou não, está colocado o desafio de se organizar para conquistar a isonomia salarial quando no desempenho da mesma função que um colega homem, a ampliação da presença feminina nos postos de chefia e a erradicação de absurdos como o 

Nenhum comentário:

Postar um comentário